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Gestão dos custos

Este é um tema sempre actual. Todos os dias se ouve referir que o segredo do sucesso de uma empresa, está na capacidade de controlar os seus custos.
A carga tributária, a enorme concorrência com produtos e serviços (a preços cada vez menores) e clientes mais exigentes, tornam o dia a dia das empresas mais difícil e obriga os seus responsáveis a uma procura permanente de novos pontos de equilíbrio.
Está correcto afirmar, que é o mercado que faz o preço. No entanto, compete ao empresário adaptar-se e estruturar-se, de forma a se compatibilizar com essa necessidade. Tudo começa no mercado. Os sistemas de custos das empresas precisam partir daí e ir retrocedendo até chegar dentro das próprias empresas.
Especialmente em tempo de crise, a primeira acção que se tem tendência a tomar é reduzir o número de colaboradores. Na realidade as acções a ser tomadas devem ser mais amplas e não têm que partir do interior da própria empresa, ou seja quando se decide iniciar um processo de gestão de custos, grande parte dos resultados podem ser obtidos a partir de acções externas.
Partindo do princípio que qualquer gestor conhece as movimentações de mercado, os preços que se praticam (ou que os consumidores estão dispostos a pagar) e as necessidades dos clientes (ou prospects), podemos então afirmar que uma consolidação de uma estrutura de custos, passará por 3 grandes medidas:


Primeiro: Obtenção de dados de gestão da própria empresa de forma fácil e regular. O balancete gerado pela Contabilidade Geral, as informações de valor de stocks, etc; são alguns dos exemplos de informação que deve estar permanentemente disponível;

Segundo: Desenvolvimento de ferramentas (base dados, que pode ser uma simples folha de Excel) que permitam gerir os custos (sempre com prioridade ao serviço e por consequência ao cliente), análise de rentabilidade e de produtividade;

Terceiro: Tendo por base as informações geradas por esse aplicativo analítico, transforma-las em Processos de Decisão. Aí o papel de um parceiro credível, pode revelar-se crucial, nomeadamente para os gestores que ou não "têm tempo" para as análises de gestão ou desconhecem alguns dos seus princípios (ou processos de implementação).
Soluções podem passar por renegociar as condições com os diversos prestadores de serviços (condições de crédito, comunicações, transportes, etc.) bem como com os fornecedores de bens (descontos, politicas de compras e de devolução, etc.) e claro está, aliadas a estas medidas é fundamental controlar internamente excessos e desperdícios.

Como resumo, podemos hoje afirmar que ter sistemas operacionais de controlo e acompanhamento de custos, é seguramente um factor de sobrevivência na chamada "nova economia" em que os aumentos de competitividade, produtividade e rentabilidade, se revelam fundamentais.

Os nossos serviços

  • Contabilidade de Gestão

    A contabilidade de gestão é, não só um complemento muito importante da contabilidade financeira, mas também um instrumento prático para a gestão das empresas.

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  • Contabilidade Geral

    A Contabilidade Geral tem como objectivo o registo dos factos e actos de natureza económico-financeira, analisando as suas consequências na dinâmica financeira.

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  • Apoio ao Financiamento

    Ter o controlo permanente sobre as contas é o primeiro passo para que as decisões estratégicas de qualquer empresa, possam ser tomadas.


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  • Gestão da Tesouraria

    A cobrança atempada é um factor determinante para a gestão e a base do capital da empresa. Este controlo deve ser executado por profissionais experientes, especializados, treinados e competentes. Para saber mais... >>
  • Apoio Administrativo

    A terceirização de alguns dos serviços, permite alocar os recursos humanos existentes, em tarefas mais rentáveis na organização.


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  • Recursos Humanos

    Os recursos humanos de uma empresa, são um dos seus valores mais importantes e acabam por ser representativos da sua imagem no mercado.


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